Profª Clenair com seus alunos |
A nossa Escola apresenta uma grande caminhada em relação à inclusão, pois sempre acolheu alunos com necessidades educativas especiais, buscando recursos de acessiblidade, projetos educativos, materiais de apoio, qualificação dos professores, parceria com a saúde, construindo assim, um perfil de escola inclusiva e aberta à todos alunos. Desta forma, a Equipe Diretiva, a Coordenação Pedagógica e agora também a SIR - Sala De Integração e Recursos, trabalham em parceria, com o objetivo de acolher todos alunos, respeitando suas diferenças! Contamos também com o trabalho da estagiária de inclusão, que trabalha em sala de aula, junto com os professores e como um apoio aos alunos.
Foi neste ano que a SIR - Sala De Integração e Recursos, serviço de apoio à inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, iniciou na nossa Escola. É um serviço gerenciado pelo Setor da Educação Especial da SMED, com a Coordenação Geral de Adilson e Ana Rosiméri e com a assessoria de Denise Rangel e Mariluce Flores. Nosso trabalho é em equipe e nós, professoras das SIR's, recebemos formação, coordenação e assessoria deste setor, que são fundamentais para o nosso fazer pedagógico.
Todo aluno tem garantida a sua permanência no espaço escolar, apesar das diferenças. A SIR propicia o suporte e apoio à estes alunos, aos professores e famílias, trabalhando em parcerias, onde o objetivo principal é o aluno e sua aprendizagem. Trabalhamos de forma lúdica, utilizando diversos recursos, para que o aluno supere suas dificuldades: jogos pedagógicos de mesa, jogos educativos na web, programas especializados para acessibilidade digital, notebook, brinquedos, entre outros materiais, onde o aluno seja desafiado a aprender e a vencer suas defasagens.
A educação inclusiva tem como objetivo a construção de uma escola para todos, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso, a pemanência e a continuidade nos estudos de todos os alunos. Nesta perspectiva a SIR está na escola para trabalhar na ressignificação das concepções e práticas educacionais, para atender as diferenças que estão em todos e em cada um, sendo um serviço de suporte à inclusão e a formação de uma escola sem barreira e preconceito.
Inclusão escolar: um desafio para todos nós!
Nosso maior exercício é deslocar o olhar da expectativa voltada somente para aprendizagem formal, devemos olhar também para outras possibilidades que a escola proporciona, acolhendo às diferenças de cada aluno, seu ritmo próprio para aprender, respeitando o tempo e a caminhada de cada aluno.
Sala de Integração e Recursos - EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro
Professora Clenair Pedroso Flores - Graduação em Pedagogia Educação Especial – PUC e Pós-graduação em Psicopedagogia - Psicomotricidade
Fotos: Ivandro Guedes e Deivisson Santos (10 anos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário